terça-feira, 27 de janeiro de 2015

E agora cidade, e agora você?

                                                                   Publicado no jornal “ O Imparcial” em 24/01/2015

“Capitalismo funciona mais ou menos assim: Ninguém te obriga a abrir uma empresa.
E depois que você a abriu, ninguém deveria ser obrigado a adquirir seus serviços para ajudá-la a se sustentar
Mas cá na terrinha, se criou a idéia de que eu sou obrigado a sustentar com meus impostos,
 o negócio privado dos outros”
- Comentário extraído das redes sociais -


Aproveitei esse comentário acima para ilustrar uma das visões que temos em nossa cidade quando o assunto é investimento público, onde se cobra muito dos agentes políticos como se ainda estivéssemos no tempo do império, onde o dinheiro público era empregado de acordo com o que o rei achava que era bom para o povo, sem a interferência das regras de mercado.

Com o advento do capitalismo em nossas vidas, a partir dos anos 90, temos novas regras em jogo. Costumo dizer que antes o jogo era basquete, agora é futebol, ou seja, não dá mais para querer jogar futebol com as regras de basquete (mas muitos daqueles que se beneficiavam das regras do basquete, insistem em querê-las no jogo atual, mesmo sabendo que o resultado para o time e para a torcida será catastrófico).

No mundo empresarial também não é diferente. As empresas estão sujeitas a mudanças das regras (muitas não desejadas), e muitas morrem porque não visualizaram as novas necessidades das “torcidas” e o preparo dos competidores e, assim, continuaram sem a oportunidade de se sair melhor, ou seja, não se adequaram as novas regras do jogo.

Estar atento a essas novas regras é tarefa do Líder, que precisa comunicar e dar o exemplo para que seu time (cidade, empresa, negócio) possa enxergar a direção a seguir a se capacitar permanentemente e a estar motivado a cada partida para que todos construam valor para sua torcida (cliente).

Assim, criar valor para o cliente é o principal stakeholder do empreendedor, pois seus desejos e preferências mudam rapidamente no mundo globalizado, onde a cada 2 minutos cai um paradigma, fincando mais difícil saber o que ele quer. As ferramentas de Marketing podem ajudar a diminuir essa distância.

Portanto, você cidade, você empresário, você governante, você profissional: Faça-se lembrar na hora da necessidade da mudança, saia da zona de conforto, seja pró-ativo na inovação, esteja motivado e preparado para ela, seja fatod de mudança e não refém dela.

Simples Assim: Nada Muda se Você não Mudar



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário