Publicado no
jornal “ O Imparcial” em 24/01/2015
“Capitalismo funciona
mais ou menos assim: Ninguém te obriga a abrir uma empresa.
E depois que você a
abriu, ninguém deveria ser obrigado a adquirir seus serviços para ajudá-la a se
sustentar
Mas cá na
terrinha, se criou a idéia de que eu sou obrigado a sustentar com meus
impostos,
o negócio privado dos outros”
- Comentário
extraído das redes sociais -
Aproveitei esse comentário acima para ilustrar uma
das visões que temos em nossa cidade quando o assunto é investimento público,
onde se cobra muito dos agentes políticos como se ainda estivéssemos no tempo
do império, onde o dinheiro público era empregado de acordo com o que o rei
achava que era bom para o povo, sem a interferência das regras de mercado.
Com o advento do capitalismo em nossas vidas, a
partir dos anos 90, temos novas regras em jogo. Costumo dizer que antes o jogo
era basquete, agora é futebol, ou seja, não dá mais para querer jogar futebol
com as regras de basquete (mas muitos daqueles que se beneficiavam das regras
do basquete, insistem em querê-las no jogo atual, mesmo sabendo que o resultado
para o time e para a torcida será catastrófico).
No mundo empresarial também não é diferente. As
empresas estão sujeitas a mudanças das regras (muitas não desejadas), e muitas
morrem porque não visualizaram as novas necessidades das “torcidas” e o preparo
dos competidores e, assim, continuaram sem a oportunidade de se sair melhor, ou
seja, não se adequaram as novas regras do jogo.
Estar atento a essas novas regras é tarefa do
Líder, que precisa comunicar e dar o exemplo para que seu time (cidade,
empresa, negócio) possa enxergar a direção a seguir a se capacitar
permanentemente e a estar motivado a cada partida para que todos construam
valor para sua torcida (cliente).
Assim, criar valor para o cliente é o principal stakeholder do empreendedor, pois seus
desejos e preferências mudam rapidamente no mundo globalizado, onde a cada 2
minutos cai um paradigma, fincando mais difícil saber o que ele quer. As
ferramentas de Marketing podem ajudar a diminuir essa distância.
Portanto, você cidade, você empresário, você
governante, você profissional: Faça-se lembrar na hora da necessidade da
mudança, saia da zona de conforto, seja pró-ativo na inovação, esteja motivado
e preparado para ela, seja fatod de mudança e não refém dela.
Simples Assim: Nada
Muda se Você não Mudar
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