terça-feira, 6 de agosto de 2013

A NECESSIDADE DO MARKETING


Iniciei minha vida profissional ainda nos tempos da ditadura militar, onde o Brasil estava fechado para o mundo econômico mundial, onde as coisas não mudavam muito e, principalmente, os produtos e serviços oferecidos ao mercado consumidor era rapidamente consumido.

Não havia necessidade de qualquer estratégia ou trabalho de marketing mais aprofundado, a não ser dar-se a conhecer ao mercado, pois havia pouca oferta (quase ausência de concorrência) para uma alta demanda. 

Além disso, o faturamento das empresas eram todos aplicados no mercado financeiro que pagava altas taxas tornando a receita não operacional maior que a própria receita operacional das empresas.

Com a abertura do mercado, no governo Collor, em 1991 ocorreu uma avalanche de empresas e produtos entrando no Brasil, criando um aumento da oferta e a instalação da competição , dando o primeiro passo para a criação da necessidade da utilização do Marketing pelas empresas, para melhor se comunicar com o mercado e fidelizar o seu cliente.

Já no Governo Fernando Henrique Cardoso, em 1994 ocorreu o fim da inflação que fez com que muitas empresas que ainda viviam do não operacional (através de aplicações no mercado financeiro e vivendo dos juros destes), passaram a viver do mercado, onde o Marketing passou a ser fundamental para a sobrevivência,crescimento e se manter na preferência do consumidor.

Hoje, com a competição global, mais do que nunca o Marketing se faz indispensável, pois ele é o elo entre a empresa e o cliente, através dos estudos, pesquisas, atendimentos, estratégias, etc. e o Gestor de Marketing é aquele que está sempre conectado com o mercado em busca de sentir suas necessidades e desejos para transformá-los em produtos e serviços, devolvendo ao mercado para satisfazer tais necessidades.